Desenvolvendo Habilidades Socioemocionais para Educadores

Eu (Sávio Freitas) ao lado do Educador, escritor e conferencista Fábio Fernandes (à esquerda). Foto: Arquivo pessoal.

“... Tenha pessoas positivas próximas.” Essa foi uma das várias frases citadas pelo escritor, educador e conferencista nacional e internacional Fábio Fernandes em sua palestra no VI Fórum da UNDIME/AC, realizado no auditório do e-amazônia/UFAC, nos dias 26, 27 e 28 de junho de 2024.

Ao término de sua fala, eu logo tratei de me “aproximar” e aprender um pouco mais com esse profissional pra lá de “positivo”. Além do excelente bate-papo, eu tinha que deixar esse momento registrado, claro!

Sabe quando olhamos no espelho e pensamos em dar um trato no visual? Pode ser melhorar algo em nosso corpo, cuidar da estética facial ou até mesmo reformar o guarda-roupa. É fácil identificar e buscar melhorias nas coisas que podemos ver e tocar. Contudo, quando se trata de algo intangível, algo mais abstrato, essa tarefa pode ser mais difícil.

Pois bem, assim funciona com nossas emoções, com o nosso lado emocional. Geralmente, até evitamos abordar essas questões e, quase sempre, somos obrigados a remediar os efeitos justamente por não darmos a devida atenção. Afinal, isso é algo que mexe com nossos sentimentos e, para a maioria das pessoas, pensar sobre essas questões pode ser bem complicado.

 

Fábio Fernandes e as Habilidades Socioemocionais

E foi justamente sobre esse tema que o escritor, educador e conferencista Fábio Fernandes abordou em sua mensagem. Ele abriu a programação do segundo dia do evento da UNDIME/AC com a palestra “Habilidades Socioemocionais para Educadores: Como construir relacionamentos saudáveis e produtivos com os alunos.” Fábio ressaltou que, antes mesmo de pensarmos em desenvolver essas habilidades com os alunos, precisamos olhar para si e descobrir como anda nossa saúde emocional.

 

Refletindo sobre a Saúde Emocional dos Educadores

Abordar o Desenvolvimento Socioemocional dos estudantes é algo bastante comum. Contudo, a pergunta é: E nós, os profissionais responsáveis por desenvolver essas habilidades? Estamos desenvolvendo nossa inteligência emocional? Ou seja, para termos relacionamentos saudáveis com outras pessoas, precisamos ter um relacionamento saudável com nós mesmos.

A questão da saúde emocional reflete em todas as dimensões humanas e, consequentemente, no resultado do nosso trabalho. Como afirma Daniel Goleman, autor do livro "Inteligência Emocional", “as habilidades emocionais podem ser desenvolvidas e são essenciais para o bem-estar pessoal e profissional” (GOLEMAN, 1995). Goleman enfatiza que a inteligência emocional é um fator crucial para o sucesso em diversas áreas da vida.

 

O que dizem as pesquisas sobre o tema

No contexto educacional, a saúde emocional dos professores é um tema de crescente preocupação. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Nova Escola em 2018, 66% dos professores brasileiros já foram diagnosticados com algum transtorno relacionado ao estresse, como a síndrome de burnout (NOVA ESCOLA, 2018).

Além disso, um estudo encomendado por entidades como Todos Pela Educação, Itaú Social, Instituto Península e Profissão Docente, realizado com 6.775 professores de escolas públicas (municipais e estaduais) de todo país, entre julho e dezembro de 2022, revelou que cerca de 70% dos professores relatam níveis altos de estresse, principalmente devido à carga de trabalho excessiva e à pressão para obter bons resultados.

Segundo Augusto Cury, autor do livro "Gestão da Emoção", “gerenciar as emoções é fundamental para a construção de uma mente saudável e para a prevenção de doenças emocionais” (CURY, 2015). Cury destaca a importância de desenvolver habilidades emocionais para lidar com os desafios do dia a dia e manter um equilíbrio mental.

 

Destaques da Palestra

Autogestão, resiliência, inteligência emocional, equilíbrio. Esses foram apenas alguns dos destaques abordados na palestra. Fábio destacou ainda a importância da automotivação, do poder da palavra, das questões hormonais, da fé e espiritualidade e até mesmo de como alguns alimentos e medicamentos podem influenciar o funcionamento do nosso humor e motivação.

 

Reflexões Finais

É difícil descrever aqui, em poucas palavras, a riqueza de informações e conhecimentos que esse profissional entregou em sua tão breve passagem por nossa terrinha (Rio Branco/AC). Realmente, vou ter que parar por aqui; caso contrário, o texto ficaria longo demais.

Para encerrar, vou deixar um questionamento feito durante sua fala: O que eu posso fazer para me tornar uma pessoa melhor? Com certeza, buscar equilíbrio entre as várias dimensões humanas é um passo importante nessa busca evolutiva. Só assim poderemos nos tornar profissionais melhores, educadores melhores, pessoas melhores.

E para você que não pôde presenciar esse momento conosco, confira os conteúdos do Fábio Fernandes em suas redes sociais. Com certeza você também irá se surpreender. (instagram@palestrantefabiofernandes)

UNDIME/AC, Ferraz Eventos e todos os organizadores, apoiadores e colaboradores estão de parabéns. Evento de sucesso!

Vou ficando por aqui, um forte abraço e até mais!

 

Referências Bibliográficas

CURY, Augusto. Gestão da Emoção: Técnicas de Coaching Emocional para Gerenciar Mentes e Proteger a Emoção. São Paulo: Benvirá, 2015.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.

NOVA ESCOLA. Pesquisa sobre a Saúde dos Professores. 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/pesquisa-saude-professores](https://novaescola.org.br/pesquisa-saude-professores). Acesso em: 30 jun. 2024.

Agência Brasil. Pesquisa sobre nível de estresse dos professores. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2023-04/pesquisa-mostra-que-71-dos-professores-estao-estressados. Acesso em: 30 jun. 2024.


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