Ciclismo - Esporte e Lazer



Sávio Freitas da Silva

Entusiasta do esporte, ciclista amador, Campeão Novatos Estrada 2001, Vice-campeão estadual na categoria Elite/2002, 7º colocado na prova Integracion Amazônica, criador do informativo "O Pedal", ex-integrante da equipe de ciclismo Thy Girls, idealizador e CEO do portal Acre Pedal,  Diretor Técnico da equipe Team Honda Cycling.


  • Breve histórico esportivo, Por Sávio Freitas.


Olá, seja bem-vindo ao meu blog!

Aqui nesta página você encontrará um pequeno relato resumido da minha trajetória no esporte e, mais especificamente, no ciclismo acreano. Além de conhecer esse meu "lado atlético", você também terá a oportunidade de conhecer um pouco também da história desta modalidade aqui no Acre.

Se desejar saber um pouco mais, você pode clicar no link ao final da postagem, que irá lhe direcionar para o portal/site Acre Pedal. O projeto encontra-se em pausa desde abril de 2024, ainda sim, há muito conteúdo relevante e atual para quem deseja conhecer um pouco mais do que acontece no ciclismo acreano.


Ciclismo como meio de transporte

Até os 20 anos de idade, andar de  bicicleta era apenas um hobby e meu principal meio de transporte. Escola, trabalho, mercado e até para igreja, eu sempre ia de bicicleta.

Grupo de amigos do ciclismo. Xapuri-Acre. Foto: Arquivo pessoal.

Equipe de ciclismo do Acre. Porto Velho-RO. Foto: Aquivo pessoal.


Início das competições

As longas pedaladas passaram a ter um significado diferente no ano de 1999, quando descobri que no Acre existiam competições de ciclismo e, a partir daí, comecei a treinar e competir, consagrando-se campeão estadual no ano de 2000 na categoria iniciante e, já no ano seguinte, vice-campeão estadual na categoria elite, além de vitórias e participações em diversas provas locais, nacionais e internacionais, dentre elas a copa Norte/Nordeste de Ciclismo, em Belém-PA, e a prova Integração Amazônica, realizada em parceria com Brasil e o país vizinho Bolívia, ambas no ano de 2002.

Prova internacional Integracion Amazônica - Brasil-Bolívia. 7º colocado na classificação geral, Equipe Detran-Acre. Foto: Arquivo pessoal.


Possibilidades

Eu era um jovem que, diferentemente de meus amigos, não jogava video game e não me saía bem no futebol. Com o ciclismo, eu descobri que poderia, de alguma maneira, me divertir e poder praticar um esporte com certo êxito. Com isso, alimentei o sonho de me tornar um ciclista profissional. Com ajuda de familiares, amigos e alguns empresários, consegui dedicar-me integralmente aos treinos e as competições por um tempo, contudo, logo tive que interromper meus planos e dar continuidade ao trabalho e outras responsabilidades da vida adulta.

Prova Ciclística Rádio Difusora Acreana. 2002. Rio Branco-Acre.


Desenvolvimento

Nessa rápida passagem pelo ciclismo acreano, fiz amigos, conheci lugares, me desenvolvi enquanto atleta e pessoa, e até lancei um pequeno livreto abordando questões relacionadas ao ciclismo e sua prática. Foi uma fase importante da minha vida e que serviu de base para minha formação pessoal e profissional.

Recorte de matéria veiculada no jornal local A Tribuna. Ano 2002.


Projeto "O Pedal"

Em 2012, com uma nova tentativa de retornar ao ciclismo, fui idealizador de um pequeno jornal impresso, com veiculação semanal, e que tinha como foco, o ciclismo. Alguns amigos e colaboradores compraram a ideia e conseguimos - por um breve período - ter um veículo de comunicação local que tinha como foco a promoção do ciclismo. Por questões familiares e de saúde, tive que me ausentar novamente e interromper o trabalho que já vinha sendo desenvolvido, inclusive, retornando como atleta novamente.

Equipe de Ciclismo patrocinada pela loja Thy Girls. Equipe Campeã Estadual 2015 com o atleta Leibe dos Santos, primeiro da direita para a esquerda. Foto: Arquivo pessoal.


Retorno às competições

Em 2014, consegui retornar ao esporte como atleta e Diretor Técnico da Equipe "Thy Girls", uma time local de ciclismo de estrada, idealizada e patrocinada pelo atleta Shawke Lira,  juntamente com apoio de empresários do comércio local, simpatizantes e atletas. A equipe, composta por 9 atletas sagrou-se campeã estadual no campeonato acreano de ciclismo na categoria elite, tendo como vencedor o atleta Leibe dos Santos.

Atletas e dirigentes da Equipe Team Honda Cycling. Foto: Arquivo pessoal.


Team Honda Cycling

Após essa conquista e, por conta de uma intensa rotina profissional, retornei ao ciclismo novamente apenas em 2022 e, já no início de 2023 fui convidado a fazer parte da Equipe Team Honda, agora, não mais como atleta, mas fazendo parte da Direção Técnica do time. A Equipe de Ciclismo Team Honda firmou-se nos - últimos anos - como uma das principais equipes de ciclismo do Acre. Seus atletas têm conquistado títulos importantes dentro e fora do estado, sendo destaque no campeonato estadual.

Grupo de ciclismo do Acre reunido após pedal Contorno das BRs. Foto: Aquivo Pessoal.

Pedal Contorno das BRs, Rio Branco-Acre. Foto: Leandro Freitas.


Acre Pedal

Agora, além do trabalho que será desenvolvido com a equipe Team Honda, fui também idealizador e criador do portal Acre Pedal, abraçando - juntamente com amigos, parceiros e colaboradores - esse projeto, que tem por objetivo promover e difundir a prática do ciclismo no estado do Acre, em suas diversas modalidades e categorias, bem como ao uso da bicicleta como meio de transporte, prática social, lazer, saúde, bem estar e qualidade de vida.


Um forte abraço, até mais e boas pedaladas!

Sávio Freitas



Atualizado pela última vez em 15/06/2024 às 14h02.